No próximo dia 11 de Setembro, às 19h, na Sala Grande do Centro Cultural Franco-Moçambicano, o Maputo em Cena 2025 abre com um clássico incontornável do teatro moçambicano: Os Meninos de Ninguém, do grupo Mutumbela Gogo.
Criada em 1993, a peça aborda a realidade das crianças de rua em Moçambique durante os anos da guerra civil. Através de uma dramaturgia colectiva com texto de Mia Couto, a obra retrata a vida dessas crianças, destacando a sua força, dignidade e os desafios enfrentados nas ruas das cidades moçambicanas, especialmente em Maputo.
A peça regressa ao palco com um elenco renovado, conferindo nova vitalidade a uma história que continua a ecoar no presente e que inaugura de forma marcante o Maputo em Cena 2025.
Inaugurado em 1995 sobre as ruínas do antigo Hotel Clube construído em 1896, o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) é certamente um dos mais belos edifícios que compõem a rede cultural francesa no estrangeiro, com um estilo emblemático de arquitectura em ferro herdado da época vitoriana, que o destaca no conjunto de edifícios classificados como património cultural e arquitectónico de Moçambique.
Centro binacional sob gestão da dupla tutela do Ministério da Educação e Cultura e da Embaixada de França em Moçambique, o CCFM tem como principal vocação a promoção e a valorização da cultura moçambicana contemporânea e a difusão das culturas francófonas e da língua francesa em Moçambique.